Componente chave do sistema de travagem

Os sistemas de travagem constituem um dos dispositivos mais importantes dum veículo pesado, dependendo directamente destes tanto a sua segurança como a dos outros utilizadores da estrada. A eficiência dum sistema de travagem ou a falta dela pode mesmo fazer a diferença entre a vida e a morte. 
Os travões de disco são o sistema mais eficaz e evoluído de travagem que a tecnologia desenvolveu até hoje, sendo utilizados desde as simples bicicletas até aos aviões de maior porte. Os principais componentes de um travão de disco são as pastilhas de travão, o rotor, as pinças de travão (calipers) e o respectivo suporte.

Diagnóstico e reparação
Os sintomas mais frequentes relacionados com o mau estado dos componentes da pinça de travão traduzem-se numa menor eficiência de travagem num dos lados do veículo, devido ao desgaste anormal numa das pontas de eixo. 
Num camião ou autocarro das gerações mais recentes, tal como o nível de desgaste das pastilhas de travão, também é possível consultar no próprio painel de bordo do veículo qual a eficácia de travagem no lado direito e esquerdo dos eixos dianteiro e traseiro. Em caso de diferença substantiva num dos lados o veículo deve ser levado de imediato à oficina.
Para veículos pesados de gerações mais antigas podem ser usados equipamentos externos de diagnóstico, efectuar-se um teste de travagem em bancos de rolo, ou uma observação cuidada dos componentes do sistema de travagem por técnicos especializados, nomeadamente dos movimentos da pinça de travão, fazer uma inspecção visual do estado de conservação das botinhas e respectivos foles vedantes, etc.
Quando se mudam as pastilhas é também recomendável inspeccionar os movimentos da pinça de travão a nível de guias e empurradores. Se detectar um desgaste irregular das pastilhas ou se a pinça de travão retroceder quando se aplica muita força, deverão ser substituídos os passadores guia e as juntas. Os jogos de reparação de pinças de travão (calipers) comercializados pela COPEROL incluem todos estes componentes e até pode efectuar a respectiva reparação nas nossas oficinas.
Quando o veículo não é utilizado durante um longo período de tempo, as pinças de travão flutuantes podem encravar e provocar anomalias no sistema. Isto pode ocorrer por sujidade ou corrosão nos componentes das pinças de travão. Quando acontece, a pastilha entra em fricção com o disco mesmo sem o pedal de travão ser accionado, causando um desgaste acelerado das pastilhas e o aumento do consumo combustível, a par de perdas nos níveis de eficiência de travagem. Se tiver o seu pesado imobilizado por longos períodos verifique sempre se existem sinais de sujidade excessiva ou de corrosão nos componentes das pinças de travão.
Nos sistemas de travão de disco com circuito hidráulico, as fugas de óleo são um bom indicador para que sejam de imediato verificados os componentes das pinças de travão.
Embora na maior parte dos casos seja viável efectuar a reparação das pinças de travão com jogos de reparação adequados, por vezes, existem folgas excessivas não sendo possível já ajustar os afinadores. Nestes casos a pinça de travão tem mesmo de ser substituída, facto pelo qual é aconselhável visitar uma oficina ao mais pequeno sintoma de anomalia no sistema de travagem, podendo assim evitar uma reparação mais dispendiosa.
A COPEROL comercializa e monta uma gama muito ampla de pinças de travão (calipers) e  jogos de reparação, das marcas Knorr-Bremse, Wabco, Meritor, Brembo e Haldex. Algumas delas equipam de origem a esmagadora maioria dos veículos pesados em circulação no nosso país. Temos em stock equipamento original dos melhores especialistas mundiais em sistemas de travagem, nomeadamente vedantes de protecção dos empurradores, parafusos de fixação e parafusos guia de fixação, botinhas, foles de borracha, vedantes, anéis de fixação, anéis de vedante, casquilhos das botinhas, guias corrediças, etc.